A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Parque da Serra do Mar amplia área e protege mais espécies ameaçadas em São Paulo

Região abriga 117 espécies de fauna, animais e 38 espécies de plantas

Crisley Santana

16/10/2024 às 15:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Parque Estadual Serra do Mar, em São Paulo

Parque Estadual Serra do Mar, em São Paulo | Governo do Estado de São Paulo

O Parque Estadual da Serra do Mar, em São Paulo, terá sua área ampliada em 10,3 hectares, equivalente a aproximadamente 10 campos de futebol.

Continua depois da publicidade

A expansão foi aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e inclui uma área de Mata Atlântica, localizada no bairro Cota 200, em Cubatão. A nova área será integrada ao Núcleo Itutinga Pilões, parte da unidade de conservação.

A região abriga 117 espécies de fauna, incluindo animais como jaguatirica, tamanduá-mirim e bicho-preguiça, além de 38 espécies de plantas, com destaque para o ameaçado palmito-juçara, segundo um estudo elaborado para justificar a incorporação da área ao parque.

A área foi doada à Fundação Florestal pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Criado em 1977, o Parque Estadual da Serra do Mar agora possui 322.293 hectares, sendo um importante refúgio de biodiversidade, com diversas espécies ameaçadas.

Continua depois da publicidade

A Gazeta também mostrou que com as queimadas que atingiram o Estado em setembro parques e unidades de conservação ficaram fechados, incluindo núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar. 

Na ocasião, a decisão foi tomada devido ao risco de queimadas e incêndios florestais nessas localidades, além do alerta máximo para queimadas em algumas cidades. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados